Construindo lugares para as pessoas. Esse é o lema do Movimento Somos Cidade, criado por alguns dos maiores desenvolvedores urbanos do país para a disseminação da cultura do urbanismo para pessoas.
Construindo lugares para as pessoas. Esse é o lema do Movimento Somos Cidade, criado por alguns dos maiores desenvolvedores urbanos do país para a disseminação da cultura do urbanismo para pessoas. Com experiência de décadas de mercado, mais de 21 milhões de metros quadrados de área urbanizada e 7,4 milhões de metros quadrados de área construída, as empresas participantes somam conhecimento e prática em relação ao que defendem: a construção de “cidades para pessoas”, que priorizam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.
O Movimento Somos Cidade é composto por 12 empresas, do norte ao sul do país, referências nacionais no setor: BLD Brasil, Conviver Urbanismo, Ecocil, Idealiza Urbanismo, Iron House, Cidade Criativa Pedra Branca, Grupo Toctao, Urbitá, Vitae Urbanismo, Votorantim, Habitasul e Sobloco. Somadas, elas registraram faturamento de R$ 678,76 milhões em 2019 e apresentam projeção de VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 7,89 bilhões para os próximos três anos. Respeitadas as diferenças regionais, todas enfrentam desafios semelhantes e comungam do mesmo propósito de contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir do investimento privado para a criação de lugares onde as pessoas possam viver da melhor possível, integrados às comunidades do entorno.
O grupo nasceu a partir da necessidade desses desenvolvedores urbanos de trocarem experiência e melhores práticas entre si, compartilhando suas visões e valores, para a qualificação do mercado como um todo. “Temos o sonho de realçar a importância do setor privado para o desenvolvimento urbano no Brasil. Muitas empresas estão trazendo para o país o que há de melhor no mundo em termos de urbanismo e queremos integrá-las ao debate sobre o desenvolvimento das cidades”, destaca Felipe Cavalcante, diretor da MATX Academy, coordenador do Movimento Somos Cidade. Ele reconhece que ainda há um grande caminho a ser percorrido para que todos os membros do grupo coloquem em prática tudo o que o Movimento pretende. “Mas já estamos caminhando nessa direção”, pontua.
A iniciativa foi gestada em um grupo de trabalho organizado no ano passado com os diretores e gestores dessas empresas, coordenado por Felipe, no qual todos trocaram experiências, relatos e apresentaram suas visões de mercado. “Chamamos essa prática de mastermind de bairros planejados, na qual, num ambiente de total transparência, há troca de experiências, não só entre as diretorias, mas também entre as equipes das áreas jurídica, de placemaking, de marketing, de arquitetura e espaço público e de relacionamento com as comunidades”, explica Felipe, que soma 25 anos de atuação nos setores imobiliário e turístico, em incorporação, realização de eventos e disseminação de conteúdo, e, também, à frente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT), fundada por ele em 2006 e da qual é atualmente presidente de honra. A ADIT Brasil é apoiadora do Movimento Somos Cidade.
O fortalecimento do setor em relação à cultura do urbanismo para pessoas deverá ser o grande legado do Movimento Somos Cidade. “Queremos promover os conceitos de ‘cidade para as pessoas’ e, quem sabe, influenciar outros empresários, funcionários públicos e estudantes de arquitetura e urbanismo, aumentando a conexão entre esses mundos tão apartados nos dias de hoje”, enfatiza Felipe Cavalcanti.
Referências nacionais
A possibilidade de criar um padrão na forma de construir comunidades para as pessoas é um dos grandes diferenciais do Movimento Somos Cidade na opinião do empresário Silvio Bezerra, presidente da Ecocil Incorporações S.A, a maior e mais tradicional empresa da construção civil do Rio Grande do Norte, fundada há 72 anos. “Desenvolver metodologias com padronização de normas e regras que trarão benefícios para todos os projetos a partir das experiências bem-sucedidas adaptadas às realidades locais”, explica.
Para ele, a troca de vivências que cada empresário tem em sua região é fundamental no contexto do desenvolvimento das cidades. “A realidade do Rio Grande do Sul é diferente do Rio Grande do Norte, mas as experiências podem ser adaptadas à realidade local. São sonhos desafiadores, mas são possíveis. Já temos, no país, grandes projetos que são exemplos perfeitos de como desenvolver uma cidade de maneira racional”, enfatiza.
Silvio Bezerra diz estar otimista com a criação do Movimento Somos Cidade. “É um grupo fantástico, formado por empresas robustas e com vivências de construção de muitos anos. Estou animado, especialmente pela seriedade e pela vontade comum de desenvolvermos lugares diferentes e voltados para as pessoas, como prega o Novo Urbanismo, por exemplo”, afirma o empresário.
Outros temas importantes que deverão pautar os debates no Movimento tratam da importância da ocupação ordenada de vazios urbanos das cidades e da insegurança jurídica do setor diante dos processos burocráticos para análise e aprovação dos projetos. “Aqui no Sul, percebemos grande dificuldade de produzir novos empreendimentos em função do rito do processo, que é muito longo. Ao mesmo tempo, enquanto estamos tentamos desenvolver produtos de qualidade, em acordo com as aprovações legais, cumprindo todos os processos, os ciclos são muito longos. Temos projetos em aprovação que já duram 15 anos”, exemplifica Felipe Moleta, diretor de Desenvolvimentos Imobiliários do Rio Grande do Sul da Habitasul. Fundada há 53 anos, a empresa é uma das maiores do setor do Sul do país.
Para Felipe Moleta, o Movimento Somos Cidade terá o importante papel de ser a “voz” do setor. “O grupo é formado por mentes brilhantes, por pessoas que sabem o que estão fazendo. Pessoas que têm propriedade, têm histórico, têm conhecimento, mas, sobretudo, têm muita vontade de fazer o melhor, de fazer o correto”, considera o executivo. Igualmente otimista em relação à iniciativa, Felipe Moleta deseja que o grupo contribua para a transformação das cidades. “Que ele seja bom para as pessoas; afinal, nosso movimento é Somos Cidade porque queremos que as pessoas vivam bem na sua cidade e possam usufruir dela da melhor forma possível”, complementa.
Seja o primeiro a receber as próximas novidades!
Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.