APRESENTAÇÃO

O Movimento Somos Cidade nasceu da necessidade de alguns dos maiores desenvolvedores urbanos do Brasil de trocar experiências e melhores práticas entre si.

Com o sucesso da iniciativa, o grupo decidiu que era hora de dividir sua visão e aprendizados com outros atores do desenvolvimento urbano brasileiro e com a sociedade em geral.

A grande diferença do Movimento Somos Cidade para os diversos outros movimentos e iniciativas em favor das cidades é que as empresas participantes saem do campo das idéias e teorias para a prática, aplicando no mundo real as melhores técnicas do urbanismo mundial.

Esse é um movimento de pessoas e empresas que fazem acontecer, se expõem ao risco e que são apaixonadas por transformar as cidades e as vidas das pessoas para melhor.

Ainda não somos tudo o que defendemos e queremos ser, mas estabelecer o objetivo e iniciar o caminho nos levará lá.

NOSSA MISSÃO

Acreditamos que as cidades devem voltar a ter como foco o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e não dos automóveis. A nossa prioridade são as pessoas.

Temos convicção de que o setor privado tem um papel fundamental no desenvolvimento do das cidades brasileiras e que as empresas podem constituir a linha de frente do urbanismo e da arquitetura voltadas para as pessoas.

Queremos contribuir para mudar a mentalidade da sociedade e seus atores no sentido de adotar no Brasil as melhores práticas do desenvolvimento urbano mundial.

Acreditamos que as pessoas valorizam o urbanismo de qualidade e que esse urbanismo de qualidade é reconhecido pelo mercado e é lucrativo para as empresas

Acreditamos que as cidades são uma grande conquista da humanidade.

Construímos grandes cidades ao longo dos séculos e esquecemos de como fazer isso nas últimas décadas. Vamos resgatar esse conhecimento.

Iremos promover a educação urbanística no Brasil, inclusive entre empresários e funcionários públicos.

Defendemos que o espaço público deve ser tão ou mais valorizado do que os espaços privados.

Acreditamos que as cidades são organismos vivos e dinâmicos, regidos por incentivos econômicos e sociais que não devem ser negligenciados.

Defendemos a redução de barreiras legais e o incentivo para a construção de grandes lugares e cidades. Ficamos tristes quando percebemos que a legislação brasileira impede a construção de uma Paris no Brasil.

Constatamos que a as cidades para as pessoas são grandes destinos turísticos em todo o mundo e que esses são os lugares mais valorizados do mundo.

COMO É A CIDADE DOS NOSSOS SONHOS

Um lugar onde as pessoas possam morar, trabalhar, se divertir e estudar sem precisar fazer grandes deslocamentos.

Um lugar onde boa parte das atividades diárias das pessoas deveriam ocorrer dentro de uma distância caminhável.

Um lugar onde as pessoas possam viver vidas felizes e saudáveis.

Um lugar que priorize os pedestres, seja caminhável, cheio de vida, vibrante e seguro.

Um lugar que respire sustentabilidade.

Um lugar com uso misto e fachadas ativas sempre que possível.

Um lugar com diversidade de pessoas e projetos.

MANIFESTO MOVIMENTO SOMOS CIDADE

Somos pessoas.

Mas também somos as calçadas, os postes, as lâmpadas acesas e as queimadas.

Somos a senhora que atravessa a faixa e o office boy apressado.

Somos a conversa na esquina e a vitrine que grita as ofertas. Somos o bar que baixa a grade e a padaria que abre. Somos os vizinhos que se cuidam e os que brigam por cima do muro.

Somos a estátua na praça e o beijo de quem se ama.

Somos o skate, os patinetes, os patins e as bicicletas. Somos os cachorros vira-latas.

Somos também os seus donos. Somos ambulantes, executivas e atendentes.

Somos o vai e vem frenético na calçada. Somos o almoço ao meio-dia, às 13 e às 14h.

Somos também os que não almoçam.

Somos as ruas que nos levam e trazem todos os dias. Somos o asfalto, o paralelepípedo e o meio-fio.

Somos a pausa do semáforo fechado e o estresse das buzinas do verde.

Somos a euforia. Somos a gentileza.

Somos o produto das cidades em que vivemos, mas também temos o poder de mudá-las, criando um círculo virtuoso.

Vamos construir cidades diferentes, que garantam nossa saúde mental e física, que propiciem bem-estar e, com ele, nossa capacidade de interagir e colaborar uns com os outros, levando a um ambiente democrático, plural, com crescimento pessoal e econômico. Não somos ainda o que queremos ser, mas podemos ser os criadores do nosso futuro.

A cidade somos nós.

E nós somos a cidade

EMPRESAS PARTICIPANTES

COORDENAÇÃO:

APOIO:

COORDENAÇÃO:

FELIPE CAVALCANTE

Felipe Cavalcante tem 26 anos de experiência nos setores imobiliário e turístico, tendo realizado mais de 200 obras e projetos de infraestrutura, incorporação e loteamentos, além do complexo imobiliário-turístico ILOA, referência nacional, que inclui resort, condomínios residenciais e timeshare.

Uma das principais lideranças dos setores imobiliário e turístico do Brasil, Felipe fundou e presidiu por 13 anos a ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, entidade nacional representativa dos setores de investimentos imobiliários, bairro planejados, loteamentos, multipropriedade e timeshare. Atualmente é seu Presidente de honra.

Foi ainda o responsável pela criação e organização dos maiores eventos nacionais de:

  • Investimentos imobiliários – ADIT Invest
  • Desenvolvimento urbano e comunidades planejadas – Complan
  • Multipropriedade e Timeshare – ADIT Share
  • Direito imobiliário – ADIT Juris
  • Investimentos hoteleiros – ADIT Hotel
  • Atração de investimentos imobiliários e turísticos para o Brasil – Nordeste Invest

Por anos foi responsável pela atração de investimentos imobiliários e turísticos para o Brasil, contando com assessorias de comunicação e matchmaking em Londres, Nova York, Madrid e Lisboa, tendo também realizado e participado de dezenas de seminários e feiras internacionais, sendo palestrante frequente no exterior, em países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, China e Dubai, entre outras.

Trouxe ao Brasil mais de 200 investidores e 200 jornalistas internacionais, de publicações como The Times, Financial Times, New York Times, El País e inúmeras outras de economia, mercado imobiliário e turismo.

Coordenou a realização de inúmeras missões técnicas para países como Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, México, República Dominicana e Espanha.

É Coordenador do Movimento Somos Cidade (), que reune alguns das principais empresas de desenvolvimento urbano do País.

Diretor da Matx, empresa especializada em investimentos imobiliários que também presta serviços de Advisory e investe em educação, através de cursos e grupos Mastermind.

É ainda apresentador do Podcast Além da Curva, com foco nos setores imobiliário, de investimentos imobiliários e multipropriedade, e do Podcast Somos Cidade, voltado para o desenvolvimento urbano.

Produz a Newsletter Fica a dica () com dicas de livros, filmes, podcasts, playlists, vídeos e citações, e o Blog Para reflexão com textos sobre desenvolvimento humano e mercado imobiliário.

Membro do Núcleo de Altos Temas – NAT do SECOVI/SP e do Movimento Reformar para mudar que reúne as principais lideranças dos setores imobiliário e de construção do Brasil.

Coordenou o lançamento dos livros Férias compartilhadas, Comunidades planejadas, Direito imobiliário e as traduções de Nimby Wars e Timeshare Coach.

É ainda apresentador do Podcast Além da Curva, com foco nos setores imobiliário, de investimentos imobiliários e multipropriedade, e do Podcast Somos Cidade, voltado para o desenvolvimento urbano.

Produz a Newsletter Fica a dica (www.ficaadica.net.br) com dicas de livros, filmes, podcasts, playlists, vídeos e citações, e o Blog Para reflexão com textos sobre desenvolvimento humano e mercado imobiliário.

Coordenou o lançamento dos livros Férias compartilhadas, Comunidades planejadas, Direito imobiliário e as traduções de Nimby Wars e Timeshare Coach.

>> Investimentos hoteleiros (ADIT Hotel)
>> Atração de investimentos imobiliários e turísticos para o Brasil (Nordeste Invest)

Coordenou os lançamentos dos livros Férias compartilhadas, Comunidades planejadas,  Direito imobiliário e as traduções de Nimby Wars e Timeshare Coach.

RESUMO

0
ANOS DE EXPERIÊNCIA DAS EMPRESAS
0
QUANTIDADE DE FUNCIONARIOS
0
RECEITA EM 2019 – R$
0
ÁREA CONTRUIDA – m²
0
ÁREA URBANIZADA – m²
0
QUANTIDADE DE APARTAMENTOS, CASAS E SALAS COMERCIAIS ENTREGUES
0
QUANTIDADE DE LOTES ENTREGUES
0
PROJEÇÃO DE VGV A SER LANÇADO NOS PRÓXIMOS 3 ANOS
0
TAMANHO DO LAND BANK ATUAL – m²

GRUPOS MASTERMIND

As empresas do Movimento Somos Cidade promovem encontros periódicos para troca de experiências e melhores práticas. Esses grupos Mastermind reúnem tanto as diretorias das empresas como os gestores responsáveis pelas seguintes áreas:

  • Placemaking

  • Marketing e mídias sociais

  • Arquitetura urbana e de espaços públicos

  • Jurídico

  • Relacionamento com stakeholders, comunidade e Nimbys