Foto: Roberta Gewehr

Inspirado no conceito do norte-americano Richard Florida, o Una Makers é uma aposta para criação de um ecossistema inovador em bairro planejado aberto no RS

 

Um prédio inspirado no design industrial construído para abrigar startups e empresas da indústria criativa.

O local é uma aposta da Idealiza Verticais e da Idealiza Urbanismo que, junto com investidores, construiu o Una Makers – como é chamado – para locação de salas a negócios deste nicho, criando assim um ecossistema criativo no Parque Una, bairro  aberto de Pelotas/RS, onde está localizado do empreendimento.

O bairro foi planejado com inspiração nos conceitos de Jan Gehl para Novo Urbanismo, de Jane Jacobs para Olhos na Rua e nos de Cidade Criativa, do norte-americano Richard Florida. E foi este último que, no livro A Ascensão da Classe Criativa, atribui a prosperidade e resistência a crises da cidade de Austin, no Texas, à criatividade.

“O volume atípico de profissionais hiper criativos proporciona uma economia mais resiliente se compararmos com cidades dependentes da indústria tradicional”, explica Fabiano de Marco, sócio e cofundador da Idealiza Urbanismo e da Idealiza Verticais.

Para ele, o Parque Una, por ser um projeto que se posiciona como o futuro da cidade, não poderia deixar de abarcar as pessoas e empresas que serão protagonistas na construção desse futuro. “A proximidade e sinergia entre essas iniciativas gera um ecossistema com networking diferenciado, beneficiando a todos”, acredita.

Além das oito salas que abrigam as empresas, há uma área comum com vista para o parque, que serve para abrigar eventos e confraternizações entre as companhias locadas no Una Makers.

O projeto arquitetônico é de autoria da Ideia1 Arquitetura. Ele foi pensado na melhor forma de explorar a localização, que é privilegiada. Todas as circulações do projeto externamente (corredores e escadas abertas), foram distribuídas para que essa vida que passa no parque e nas calçadas do bairro acontecesse em 3 dimensões no prédio também, tornando a fachada ainda mais ativa.

Ficha técnica:

Local: Av. Dois, 125, Parque Una, Pelotas, RS

Área: 2.198,46m²

Projeto: 2017

Construção: 2019

Projeto Arquitetônico: Ideia1 Arquitetura

Cliente: Idealiza Verticais e Idealiza Urbanismo

Equipe do Projeto: Angélica Crusius, Christine Beck, André Landini, Larissa Godoy

Projeto de Paisagismo: Ideia1 Arquitetura

Projeto Estrutural: Vantec

Projeto Elétrico e Hidrossanitário: ArquiDR

Projeto de HVAC: EASe Serviços em Engenharia e Arquitetura

Projeto de PPCI e Orçamentação: Fiora

Sobre o Parque Una (https://www.vivaidealiza.com.br/):

O Parque Una venceu, através de votação popular, o GRI Awards, na categoria Melhor Projeto de Loteamento do Brasil — o prêmio mais seleto do segmento.

O bairro aberto de Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi planejado com inspiração nos conceitos de Jan Gehl para Novo Urbanismo, de Jane Jacobs para Olhos na Rua e nos de Cidade Criativa, do norte-americano Richard Florida. “É uma ideia de resgate da qualidade de vida e um melhor relacionamento entre as pessoas e a sua cidade. Em um desenvolvimento criativo sustentável de longo prazo”, explica Fabiano de Marco, sócio e cofundador da Idealiza Urbanismo e da Idealiza Verticais.

O Una também foi o primeiro empreendimento na América Latina a receber uma obra do designer holandês Elger Blitz. O sócio da Carve, empresa especializada em soluções inovadoras em mobiliário urbano e playgrounds, além de criar um brinquedo icônico foi responsável por complementar o plano de ocupação do parque.

Foto: Roberta Gewehr

Seja o primeiro a receber as próximas novidades!

    Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.