Tempo estimado: 2 minutos
Aplicar as práticas do Novo Urbanismo no desenvolvimento urbano das cidades e em empreendimentos imobiliários é uma tendência que deve permanecer no novo normal. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento sustentável de comunidades planejadas é considerado uma alternativa para solucionar os problemas ocasionados devido ao crescimento desordenado dos centros urbanos.
Nesse contexto, os pilares do novo urbanismo foram desenvolvidos para nortear o planejamento urbano das próximas décadas, estruturando conceitos e regras que podem fortalecer ainda mais a capacidade de desenvolvimento sustentável das cidades.
A consolidação do bairro planejado Cidade Criativa Pedra Branca comprova que adotar as melhores práticas de urbanismo aplicadas em empreendimentos imobiliários impactam positivamente a vida nas cidades. O planejamento e desenvolvimento urbano do bairro-cidade segue as premissas do Novo Urbanismo, por conta disso o bairro planejado, criado há 20 anos em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), se tornou referência internacional em planejamento urbano sustentável.
De caráter inovador, o bairro-cidade adota as melhores práticas de desenvolvimento urbano, projetando soluções com foco nas pessoas, em construções sustentáveis e na qualidade dos espaços públicos. O conceito de planejamento urbano voltado para as pessoas contribui para reduzir deslocamentos e incentivar uma comunidade ativa e vibrante onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada e em harmonia com a natureza.
Melhores práticas de urbanismo aplicadas nas cidades e em empreendimentos imobiliários
O novo urbanismo busca a adequação de projetos arquitetônicos de forma integrada ao meio natural ou urbano onde está inserido. Conheça as melhores práticas de urbanismo aplicadas nas cidades e em empreendimentos imobiliários.
Placemaking na prática
Ao adotar o conceito urbanístico de placemaking, a organização do espaço urbano aproveita os ativos, a inspiração e o potencial de uma comunidade local para criar espaços públicos que promovam a saúde, felicidade e o bem-estar das pessoas. A iniciativa visa tornar o ambiente urbano mais vivo, convidativo, confortável e seguro para estimular interações entre as pessoas e promover comunidades mais saudáveis e felizes.
Comunidade vibrante
Promover uma comunidade vibrante exige a diversidade de usos dos espaços urbanos com empreendimentos residenciais e comerciais que oferecem um variado mix de produtos e serviços para compras, lazer e entretenimento, contribuindo para estimular a vida em comunidade.
Conectividade e Criatividade
A grande quantidade de pessoas vivendo, trabalhando e se divertindo em um mesmo lugar promove uma maior interação de classes sociais e estilos, tanto arquitetônicos como de comportamento. Iniciativa que incentiva a inovação no uso do espaço urbano baseado na co-criação que possibilita o desenvolvimento de espaços criativos, atrativos e seguros.
Densidade equilibrada
A alta densidade e concentração de pessoas viabiliza o uso dos espaços públicos e proporciona preservação ambiental. Os espaços urbanos são configurados com diferentes tipos de serviços que se complementam, incentivando as pessoas a deslocarem-se a pé pela proximidade para acessar serviços essenciais do dia-a-dia, além de permitir a integração das pessoas de diferentes classes e culturas, elevando a qualidade de vida social.
“São jovens que têm muito talento e potencial de crescimento. Só faltava a oportunidade”, explica Marcus Vinicius Simão, coordenador-geral do Associação Oficina dos Atletas (AOA). Eles recebem toda a estrutura necessária para crescer na vida, como cidadãos, e no esporte, como atletas. Para isso, recebem treinamentos técnicos, preparação física, acompanhamento médico, odontológico e psicológico.
A eficiência desse método é reconhecida pelos alunos, dentre eles Samuel Oliveira, 18 anos, que há seis anos participa da Oficina de Atletas e tem como objetivo se profissionalizar:
“Já conquistei o vice-campeonato do Circuito Municipal de Bertioga e fiquei entre os vinte primeiros no Circuito Paulista. Mas, aprendi muito mais na Oficina, além de surfar. Fui incentivado a estudar, ganhei bolsa para melhorar o meu inglês e tenho participado de viagens importantes para aquisição de novas experiências. A última, para o Peru, foi sensacional. Durante 11 dias, conheci pessoas e uma outra cultura e surfei em um mar com ondas também diferentes das que estamos acostumados.”
Seja o primeiro a receber as próximas novidades!
Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.