Tempo estimado: 4 minutos

Imagine um bairro em que seja possível morar, trabalhar, estudar e se divertir em um só lugar e ao alcance de uma caminhada. Na Cidade Criativa Pedra Branca essa já é a realidade há mais de duas décadas. Com o propósito de construir um dos melhores lugares para se viver, o bairro-cidade planejado é considerado referência em planejamento urbano sustentável.

Para criar uma cidade para pessoas, a Cidade Criativa Pedra Branca implementa, desde de sua concepção, boas práticas do Novo Urbanismo no desenvolvimento urbano dos empreendimentos residenciais e comerciais instalados no endereço.

O conceito urbanístico inovador adotado pela Cidade Criativa Pedra Branca é conhecido como Placemaking. Conceito que abrange o planejamento, criação e gestão de espaços públicos totalmente voltado para as pessoas, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico da região por meio da geração de empregos e da instalação de novas empresas.

Confira a série documental em 3 episódios “Nossa Casa, Pedra Branca”, com histórias contadas por quem vive a experiência da Pedra Branca.

Princípios norteadores da Cidade Criativa Pedra Branca

Conheça os 10 princípios que norteiam o desenvolvimento da Cidade Criativa Pedra Branca:

Prioridade ao pedestre

Um local acolhedor e seguro, feito para pessoas que estimula a locomoção a pé ou por meio de modais ativos, proporcionando uma experiência sensorial atraente. Ruas limpas, seguras, arborizadas, pouco ruidosas, com calçadas amplas, dotadas de mobiliário urbano confortável, iluminação adequada, sinalização e com total acessibilidade. Tendo assim, ao alcance de uma caminhada, acesso facilitado a serviços essenciais para facilitar a rotina.

Uso misto do ambiente urbano 

uso combinado dos empreendimentos (moradia, comércio, escritórios, lazer, educação, etc) de maneira que se complementam é um convite para viver a rua, tornando o ato de caminhar útil e agradável. Desta forma, os espaços atraem pessoas, tornando-se locais de convívio, lazer e cultura, além de promover maior sensação de segurança a moradores e visitantes.

Espaços públicos atraentes e seguros

É nos espaços públicos que a cidade floresce. Ponto de encontro dos diferentes; marcos de referência urbana; palcos das manifestações culturais e de estímulo ao contato com a natureza e com outras pessoas. O despertar de todos os sentidos por aromas, cores, sons e formas proporcionados por uma alegre combinação de cafés, praças, lojas, parques, restaurantes, calçadas amplas e arborizadas e jardins. Ambientes seguros e atraentes trazem animação, surpresa e bem-estar para o corpo e a alma.

Diversidade de moradores

Convívio de pessoas de diferentes classes, idades, culturas e raças, trazendo ao espaço urbano uma surpreendente riqueza de ideias, necessidades e interesses. Um lugar assim é alegre, encantador e rico em alternativas de relacionamentos e viabiliza inúmeros e variados aspectos da vida urbana com elevada qualidade social.

Senso de comunidade

A satisfação de se sentir integrado a um lugar único, sendo reconhecido e reconhecendo boa parte de seus vizinhos. Um lugar que proporciona variadas possibilidades de encontro e de vivência. Um lugar com vigor que reúna e potencialize energia física, intelectual e criativa dos seus moradores.

Densidade equilibrada

Quanto mais variada e concentrada for a diversidade de usos e de pessoas, mais vivo e interessante é um lugar. A densidade e a concentração, também, são importantes para a preservação ambiental pois proporcionam um melhor desempenho energético, reduz a emissão de gases nocivos, otimiza o transporte público e as redes de água, energia, telefonia, etc,. Além disso ocupa-se menor área de terreno com edificações e ajuda a viabilizar meios de transporte coletivo mais eficientes, menos custosos e menos geradores de congestionamentos nas cidades, bem como reforça a segurança do local.

Harmonia entre a natureza e amenidades urbanas

Prédios que buscam a melhor orientação solar e dos ventos dominantes. Equilíbrio entre áreas verdes e áreas construídas. Riqueza de parques com plantas nativas. Sombreamento com árvores ao longo das calçadas proporcionando conforto e contemplação. Proximidade entre a vida silvestre e a vida urbana.

Sustentabilidade e alta performance do ambiente construído

Edificações projetadas e construídas com o emprego de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, baixo consumo de energia, baixa geração de gases do efeito estufa. Construções com alta qualidade do ambiente interno, com vida longa, aptos a diversos usos e reusos. Uso intenso de iluminação e ventilação naturais, aquecimento solar, água de chuva, gerenciamento de resíduos sólidos e muitos outros itens dentro das recomendações do sistema LEED®, a mais importante certificadora mundial de prédios verdes. Respeito à paisagem natural, às águas superficiais e subterrâneas e à vida silvestre. A Pedra Branca preparou- se para fornecer água mineral e faz o tratamento de água e esgoto em seus empreendimentos.

Conectividade

Integração aos demais bairros da cidade, possibilitando múltiplas alternativas de ir e vir. Utilização de um transporte coletivo inteligente e integrado à região metropolitana e estímulo ao transporte por bicicleta ao proporcionar uma extensa rota de ciclovias. Um ambiente que proporciona uma maior integração através de transportes públicos, integrando ciclovias, bicicletas compartilhadas e bicicletários aos terminais de ônibus ou Metrô, e também conexão através de WI-FI nas ruas, praças e demais espaços públicos.

Estilo de vida Pedra Branca

Uma cidade mais viva e conectada, adequada ao dia a dia das pessoas, onde o caminhar é incentivado. Uma vida mais saudável. Um ambiente que proporciona uma maior integração. Recentes estudos apontam que a longevidade com qualidade de vida depende 17% da genética. Os outros 83% dependem de práticas saudáveis de atividades esportivas, de alimentação equilibrada e de um estilo de vida menos estressante e mais gratificante.

Venha viver ou instalar sua empresa na Cidade Criativa Pedra Branca.

Seja o primeiro a receber as próximas novidades!

    Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.