A arquiteta e urbanista Gabriela Tenório foi uma das vencedoras do Prêmio Somos Cidade de Educação Urbanística de 2023.

Nesse episódio, Gabriela, que é também professora de urbanismo na Universidade de Brasília, fala da sua paixão pelos espaços públicos e aponta o que poderia ser melhorado para que as pessoas pudessem desfrutar de espaços maia humanos e agradáveis.

Ela ainda aborda temas como arquitetura hostil, arquitetura gentil, fachadas ativas e recuos obrigatórios.

Moradora de Brasília, ela nos brinda com uma visão privilegiada dos aspectos positivos e negativos do urbanismo modernista da cidade.

Conheça Gabriela Tenório

Arquiteta e urbanista (1993) e mestre (2000) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU da Universidade de Brasília/UnB. Doutora (2012), pela FAU/UnB, sob a orientação de Frederico de Holanda. Sua tese Ao desocupado em cima da ponte. Brasília, arquitetura e vida pública recebeu menção honrosa no Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/ANPARQ 2012. Especializou-se em estudo e levantamento de espaços públicos por meio do Gehl Architects (Copenhague, 2008) e Project for Public Spaces (Nova York, 2010). Desde 1996, é professora da FAU/UnB, em regime de dedicação exclusiva, lotada no Departamento de Projeto, Expressão e Representação/PRO. Atua em pesquisa e ensino de graduação (Projeto de Urbanismo, Avaliação de Pós-ocupação de Espaços Urbanos, Configuração Urbana, orientação de Trabalho Final de Graduação, Ensaio Teórico e Iniciação Científica). Atuou no ensino de pós-graduação stricto sensu (orientação de mestrado e disciplina Espaços Públicos); curso de pós-graduação.

Ouvir no Spotify

Seja o primeiro a receber as próximas novidades!

    Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.