Washington Fajardo é referência nacional em planejamento e gestão urbana, com forte atuação em regeneração de centros urbanos.

Nesse episódio do Podcast Somos Cidade, ele fala sobre o seu despertar para o urbanismo, o impacto negativo do modernismo em nossas cidades e sobre o ensino e mercado de trabalho para urbanistas.

Fajardo comenta a sua experiência como Secretário de Planejamento urbano do Rio de janeiro, com destaque para o Programa Reviver Centro, que está revitalizando o centro da cidade.

Como especialista em centros urbanos, ele explica os mecanismos que devem ser usados e os que devem ser evitados nos processos de regeneração urbana, destacando a importância do diálogo com o mercado imobiliário, a atração da classe média, a adoção de metas e observância da economia urbana.

 

Conheça Washington Fajardo

Washington Fajardo é um arquiteto e urbanista dedicado à reciclagem das cidades, buscando uma harmonia mais duradoura entre as pessoas, os lugares, a natureza e o simbólico, denominado por ele como urbanismo holístico.

Trabalhou em diversas funções na cidade do Rio de Janeiro, onde foi Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Assessor Especial para Urbanismo durante a entrega dos Jogos Olímpicos e recentemente esteve à frente do Instituto Pereira Passos e da Secretaria de Planejamento Urbano.

Foi responsável pela criação e implementação do programa Reviver Centro de reabilitação residencial da área central do Rio.

É um Loeb Fellow, prestigioso programa da Universidade de Harvard que seleciona urbanistas comprometidos com a justiça espacial.

Ouvir no Spotify

Seja o primeiro a receber as próximas novidades!

    Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.