Rodrigo Lamim, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí/SC, compartilha sua experiência no processo do novo Plano Diretor da cidade.

Ele dá dicas para a condução de Planos diretores, incluindo a comunicação e relacionamento com a sociedade e a classe política.

Lamim também opina sobre diversos pontos relacionados ao planejamento urbano, como zoneamento, recuos obrigatórios, fachadas ativas, adensamento, coeficientes de construção e taxa de ocupação.

Além de explicar como lidou com NIMBYs e grupos de pressão, ele aborda a necessidade de melhorar o processo de participação popular e as audiências públicas.

Outro assunto abordado é a necessidade de absorver os migrantes que chegam às cidades e de haver uma choque de oferta de moradia para beneficiar a população.

Conheça Rodrigo Lamim

Rodrigo Lamim, arquiteto e urbanista, lidera a gestão urbana de Itajaí-SC como Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação desde 2017.

Sua atuação abrange a revisão do Plano Diretor, a implementação de um novo sistema de transporte público, a digitalização dos processos de licenciamento e um pacote de obras de intervenções urbanas, especialmente focadas em mobilidade urbana e reabilitação da área central.

Com especializações em Planejamento e Desenho de Cidades, e um MBA em Cidades Responsivas, sua missão de vida é um compromisso sólido com o desenvolvimento urbano sustentável e a construção de cidades prósperas, vibrantes e inclusivas.

Ouvir no Spotify

Seja o primeiro a receber as próximas novidades!

    Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.