APRESENTAÇÃO

Esse é um movimento de pessoas e empresas que são apaixonadas por transformar as cidades e as vidas das pessoas para melhor.

Os participantes do Movimento Somos Cidade saem do campo das idéias e teorias para a prática, aplicando no mundo real as melhores técnicas do urbanismo mundial.

Acreditamos que as cidades devem voltar a ter como foco o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e não dos automóveis. A nossa prioridade são as pessoas.

Temos convicção de que o setor privado tem um papel fundamental no desenvolvimento do das cidades brasileiras e que as empresas podem constituir a linha de frente do urbanismo e da arquitetura voltadas para as pessoas.

Queremos contribuir para mudar a mentalidade da sociedade e seus atores no sentido de adotar no Brasil as melhores práticas do desenvolvimento urbano mundial.

Acreditamos que as pessoas valorizam o urbanismo de qualidade e que esse urbanismo de qualidade é reconhecido pelo mercado e é lucrativo para as empresas

Acreditamos que as cidades são uma grande conquista da humanidade.

Construímos grandes cidades ao longo dos séculos e esquecemos de como fazer isso nas últimas décadas. Vamos resgatar esse conhecimento.

Iremos promover a educação urbanística no Brasil, inclusive entre empresários, academia e gestores públicos.

Defendemos que o espaço público deve ser tão ou mais valorizado do que os espaços privados.

Acreditamos que as cidades são organismos vivos e dinâmicos, regidos por incentivos econômicos e sociais que não devem ser negligenciados.

Defendemos a redução de barreiras legais e o incentivo para a construção de grandes lugares e cidades. Ficamos tristes quando percebemos que a legislação brasileira impede a construção de uma Paris no Brasil.

COMO É A CIDADE DOS NOSSOS SONHOS

Um lugar onde as pessoas possam morar, trabalhar, se divertir e estudar sem precisar fazer grandes deslocamentos.

Um lugar onde boa parte das atividades diárias das pessoas deveriam ocorrer dentro de uma distância caminhável.

Um lugar onde as pessoas possam viver vidas felizes e saudáveis.

Um lugar que priorize os pedestres, seja caminhável, cheio de vida, vibrante e seguro.

Um lugar que respire sustentabilidade.

Um lugar com uso misto e fachadas ativas sempre que possível.

Um lugar com diversidade de pessoas e projetos.

MANIFESTO MOVIMENTO SOMOS CIDADE

Somos pessoas.

Mas também somos as calçadas, os postes, as lâmpadas acesas e as queimadas.

Somos a senhora que atravessa a faixa e o office boy apressado.

Somos a conversa na esquina e a vitrine que grita as ofertas. Somos o bar que baixa a grade e a padaria que abre. Somos os vizinhos que se cuidam e os que brigam por cima do muro.

Somos a estátua na praça e o beijo de quem se ama.

Somos o skate, os patinetes, os patins e as bicicletas. Somos os cachorros vira-latas.

Somos também os seus donos. Somos ambulantes, executivas e atendentes.

Somos o vai e vem frenético na calçada. Somos o almoço ao meio-dia, às 13 e às 14h.

Somos também os que não almoçam.

Somos as ruas que nos levam e trazem todos os dias. Somos o asfalto, o paralelepípedo e o meio-fio.

Somos a pausa do semáforo fechado e o estresse das buzinas do verde.

Somos a euforia. Somos a gentileza.

Somos o produto das cidades em que vivemos, mas também temos o poder de mudá-las, criando um círculo virtuoso.

Vamos construir cidades diferentes, que garantam nossa saúde mental e física, que propiciem bem-estar e, com ele, nossa capacidade de interagir e colaborar uns com os outros, levando a um ambiente democrático, plural, com crescimento pessoal e econômico. Não somos ainda o que queremos ser, mas podemos ser os criadores do nosso futuro.

A cidade somos nós.

E nós somos a cidade

EMPRESAS PARTICIPANTES

GRUPOS MASTERMIND

As empresas do Movimento Somos Cidade promovem encontros periódicos para troca de experiências e melhores práticas. Esses grupos Mastermind reúnem tanto as diretorias das empresas como os gestores responsáveis pelas seguintes áreas:

  • Placemaking

  • Marketing e mídias sociais

  • Arquitetura urbana e de espaços públicos

  • Jurídico

  • Relacionamento com stakeholders, comunidade e Nimbys