O Vancouverismo é um conjunto de medidas de planejamento urbano adotadas na cidade canadense de Vancouver e que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo
Estabelecer um novo tipo de vida nas cidades é a essência do vancouverismo. A expressão vem sendo adotada para referenciar iniciativas de planejamento urbano pautadas por zoneamento sustentável para criação de bairros completos, conectados e culturalmente vibrantes para a conquista de cidades sustentáveis, equitativas, diversas, inclusiva e como economia diversificada.
O termo tornou-se conhecido internacionalmente a partir do lançamento do livro Vancouverism, em 2019, por Larry Beasley, coplanejador chefe aposentado da cidade canadense de Vancouver, no qual ele apresenta a história desse fenômeno urbano que vem inspirando o mundo. Ao descrever os princípios e a estrutura política desenvolvida para implementá-lo, ele detalha a filosofia e a prática por trás do vancouverismo. Em sua essência, a expressão significa o estabelecimento de um novo tipo de vida na cidade, com ruas envolventes, ativas e vida urbana dinâmica, densidade equilibrada, muitos parques, ruas pedonais e espaços públicos, combinados com uma ênfase em formas sustentáveis de transporte.
Vancouver é referenciada como exemplo em sustentabilidade e habitabilidade há décadas. Especialmente a partir de 1986, quando sediou a Expo – , como detalha, em seu livro, Larry Beasley, professor na University of British Columbia e diretor fundador da consultoria global de planejamento urbano Beasley and Associates. Aquele ano – em que era celebrado o centenário de Vancouver – foi marcado como o início da transformação da cidade na metrópole internacional que é hoje. Grandes obras e mudanças estruturais foram realizadas para receber a exposição internacional, que atraiu em torno de 20 milhões de pessoas à cidade canadense. Estabelecimentos comerciais temporários tornaram-se permanentes após o evento, dinamizando a economia e a vida urbana local. A ocasião é referenciada como a “festa de debutante” de Vancouver, com um importante legado, como destaca a reportagem Expo 86: quando Vancouver conquistou o mundo, do jornal Vancouver Sun. “Nós cortejamos o mundo e o mundo prestou atenção”, sintetiza a repórter Cheryl Chan.
Juntos até 2050
E uma nova transformação vem por aí. Vancouver vem desenvolvendo um plano abrangente e ousado para tornar a cidade totalmente sustentável até 2050. Para tanto, estabeleceu um minucioso processo para alcançar tal meta que prevê a conquista de um design urbano habitável e de alta qualidade por meio de planejamento criativo, combinado com políticas, diretrizes e estatutos de desenvolvimento cuidadosamente elaborados, consultas extensas com moradores, empresas e especialistas e reavaliação contínua do plano.
O The Vancouver Plan carrega o slogan “Planejando Vancouver Juntos: o futuro que queremos, a mudança de que precisamos”. Um amplo processo colaborativo está sendo desenvolvido para saber a opinião da população a respeito de dez metas provisórias identificadas a partir de uma pesquisa realizada com 10 mil pessoas durante um ano para orientar o Plano de Vancouver, com base em décadas de planejamento e políticas públicas para alcançar uma cidade mais acessível, inclusiva, sustentável e habitável.
Apesar de se orgulhar da sua história centrada nas comunidades, a cidade reconhece que muitas soluções adotadas não são adequadas para o enfrentamento dos desafios atuais. Muitas delas são também legados da Expo 86. A esse período é atribuída a causa da crise atual de acesso à habitação e de mobilidade urbana, considerando os milhares de turistas que se tornaram residentes a partir da exposição internacional atraídos pelas belezas naturais da cidade e pelo preço baixo dos imóveis, como destaca a reportagem do Vancouver Sun. A consequência foi a valorização dos imóveis nas áreas centrais e o deslocamento de centenas de residentes de baixa renda para as zonas periféricas, além de diversos outros impactos inerentes ao acelerado e não planejado crescimento populacional.
Consulta pública
Para o The Vancouver Plan, uma ampla consulta pública foi iniciada em setembro de 2019, com o objetivo de apresentar o plano à Câmara Municipal, para votação, no início de 2022. A primeira fase da consulta, que envolveu contato ativo com a população, procurou identificar valores e aspirações para o futuro da cidade. A partir da situação de pandemia de coronavírus, os trabalhos foram suspensos, entre abril e maio de 2020, e retomados em junho para ouvir sobre as experiências e lições aprendidas com a pandemia para identificar ações de “início rápido” e a recuperação de Vancouver diante da crise.
A etapa atual é de “visualizar o futuro”. Entre outubro de 2020 e maio de 2021, serão exploradas tendências e previsões que podem impactar o resultado da cidade que está sendo planejada. O objetivo é identificar o melhor caminho a ser seguido. Assim, entre junho e novembro de 2021, a partir dos apontamentos sobre “a cidade que queremos” começará a ser desenvolvido o plano de ação para, entre janeiro e maio, encaminhar o Planning Vancouver Together para apreciação da Câmara de Vereadores. Após a aprovação, serão iniciadas as mudanças e os investimentos necessários para atingir as metas traçadas pelo Plano Vancouver, de forma colaborativa e inovadora. Clique aqui e confira as formas de engajamento da população ao processo.
Confira as 10 metas provisórias do Plano Vancouver:
- Cidade de reconciliação
Dizer “a verdade”, confrontando passados prejudiciais e desafiadores, abordar as desigualdades presentes e mapear juntos um caminho mais harmonioso para o futuro.
- Cidade equitativa, diversa e inclusiva
Transformar processos e práticas para abrir espaço para que as pessoas e comunidades marginalizadas avancem para o centro.
- Cidade sustentável e neutra em carbono
Garantir que as decisões tomadas hoje não prejudiquem as gerações de amanhã significa investir ousadamente em medidas que nos movam em direção a um futuro mais sustentável.
- Cidade preparada, segura e resiliente
À medida que Vancouver continua a crescer, precisa garantir que o ambiente urbano e serviços promovam segurança e proteção para que todos possam prosperar e melhor preparar as gerações que virão para uma crise geológica, climática ou de saúde.
- Cidade acessível
Desenvolver uma cidade acessível com uma moradia diversificada e segura para cada residente que eles possam pagar com 30% ou menos de sua renda familiar. Igualmente é uma meta melhorar o acesso a oportunidades de emprego, a serviços comunitários e a creches.
- Economia diversificada e saudável
O bem-estar dos moradores depende de uma economia robusta, onde a prosperidade é gerada e as oportunidades estão disponíveis para todos, compartilhadas e alinhadas com os valores que são defendidos como cidade.
- Bairros completos, conectados e culturalmente vibrantes
É preciso criar bairros mais fáceis de percorrer, acessíveis e completos, conectados em toda a nossa cidade para garantir que cada morador possa atender às suas necessidades diárias sem depender de transporte particular.
- Sistemas naturais urbanos prósperos
Como o município mais populoso e urbanizado da região, Vancouver perdeu a maior parte de suas áreas naturais e grande parte de suas funções ecológicas em mais de 100 anos de desenvolvimento. É preciso preservar a beleza natural do lugar e reparar e aprimorar os sistemas ecológicos para as gerações futuras.
- Região urbana forte, saudável e robusta
Gerenciar intencionalmente o crescimento e alinhar os esforços regionalmente. Ao adotar uma abordagem regional, Vancouver apoia uma região urbana mais forte, saudável e robusta.
- Transparência e colaboração
Considerando a confiança como parte essencial de todos os relacionamentos, inclusive entre o governo local e a comunidade, a cidade de Vancouver está comprometida em construir maior transparência nos processos de tomada de decisão e consulta. E, também, em aprimorar constantemente a governança para envolver efetivamente os cidadãos e liderar com uma visão clara, prioridades, monitorar resultados e aprender, adaptar e melhorar constantemente os sistemas.
Seja o primeiro a receber as próximas novidades!
Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.