Estacionamentos ocupam 5% do território dos EUA: como repensar nossas cidades?
As cidades são muito criticadas pela forma como lidam com sua frota de veículos particulares, mas você já pensou em quanto do solo é dedicado aos estacionamentos térreos? Ler mais
Reduzir a velocidade dos veículos pode melhorar o trânsito
Ainda que contraintuitivo, aumentar a velocidade dos veículos pode acabar, na verdade, piorando o trânsito. Ler mais
Who Owns the Intersection Defines the Social Life of Neighborhoods
Editor's note 1/31/2022: This is a revised and updated edition of our article outlining our thinking on intersections. As with many of our posts, we aim to update its content and keep it current because
É PRECISO ACABAR COM O SUBSÍDIO DO SETOR ELÉTRICO À OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO
No período de chuvas mais intensas, é recorrente o noticiário de desastres urbanos, como deslizamentos de terras, enchentes e alagamentos, com perda de vidas humanas e gravíssimos danos materiais. Na maioria dos casos, a vulnerabilidade
Entenda por que você paga pelos carros, mesmo se não usá-los
A escolha pelo uso de carros particulares é compreensível para além da chamada “cultura do automóvel”. Mas será que os motoristas realmente pagam pelos impactos que causam? Ler mais
A Market Urbanism Manifesto
In his new book on market urbanism, Scott Beyer describes market urbanism and to compares it to the status quo. Ler mais
Um elogio às pequenas tentações (e como o condomínio-clube pode acabar com elas)
A influência de um edifício não se resume ao terreno em que está inserido: o desenho da sua relação com o espaço público que o envolve é fundamental para que uma cidade seja mais agradável,
O que é Desenvolvimento Orientado pelo Transporte?
O conceito TOD (Transit Oriented Development ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte, em tradução livre) vem ganhando uma grande atenção entre especialistas de mobilidade urbana nos últimos anos. Isso é motivado principalmente pelo foco na redução
O que são cidades compactas?
A cidade compacta diz respeito ao modelo urbano associado a uma ocupação mais densificada com a consequente sobreposição de usos (residências, comércios e serviços) e o favorecimento do deslocamento de pedestres, ciclistas e usuários do
Conheça a história do primeiro bairro planejado de Goiânia
O urbanista que comandou o projeto do bairro, nos anos 30, Armando de Godoy aplicou o que havia de mais moderno no urbanismo mundial da época. Ler mais
Cadastre-se em nossa newsletter para receber nosso conteúdo
Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.