Zoneamento Euclidiano: está na hora de virar essa página triste do urbanismo mundial
Apontado por diferentes estudiosos como peça-chave para a expansão urbana e a segregação racial e econômica dos Estados Unidos, o zoneamento euclidiano dividiu as localidades em áreas residenciais, comerciais e industriais, afastando-as. Para minimizar seus
O dilema das fachadas ativas residenciais
Por Felipe Cavalcante Há alguns dias a Gabriela Tenório, professora de arquitetura e urbanismo da UNB e colunista do Caos planejado publicou um texto interessante sobre recuos laterais e frontais, em especial os recuos frontais
Estacionamento gratuito: uma conta paga por todos
Os impactos dos requisitos mínimos de estacionamento são investigados pelo economista Donald Shoup desde a década de 1970. Especialista no tema, ele afirma que essas exigências elevam o custo da habitação, incentivam ainda mais o
Bairros planejados: expansão urbana organizada e de qualidade para as cidades
Vertical ou horizontal, a expansão dos municípios acontece naturalmente com o crescimento da população e da renda de seus moradores. No entanto, a maneira como esse movimento ocorre depende das políticas habitacionais e das soluções
Cidades caminháveis, moradores saudáveis
A forma como os espaços urbanos são projetados influencia não só a maneira como eles serão utilizados pelos indivíduos. Diferentes estudos reforçam o impacto que o planejamento de ambientes públicos e bairros tem no bem-estar
Jan Gehl: quem é o homem por trás das “Cidades para pessoas”?
As ideias do arquiteto e urbanista dinamarquês sobre como devem ser os ambientes urbanos já foram colocadas em prática em mais de 200 localidades pelo mundo, inclusive no Brasil. Inspirado por nomes como Jane Jacobs e um crítico do modernismo, Gehl defende que
Cidades para meninas: Como tornar os espaços urbanos mais atrativos e seguros para mulheres jovens?
A segurança é o principal motivo para que praças, áreas públicas e parques sejam menos utilizados pelas adolescentes do que por meninos e jovens homens. A ausência de ambientes idealizados para as meninas de 11
Carros de golfe: a próxima etapa para a mobilidade urbana?
Alternativa para a realização de viagens curtas, os carrinhos de golfe surgem como uma opção para melhorar a circulação nas cidades e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Junto com as bicicletas elétricas,
Artigos mais lidos em 2023
Caros amigos do Somos Cidade À medida que nos despedimos de mais um ano, queremos expressar nossa mais profunda gratidão a todos vocês que tornaram o ano de 2023 incrível para o Somos Cidade. O Somos Cidade não é
Pequenas moradias: uma alternativa para atender às novas configurações familiares
A escassez de habitações que empurra tantas pessoas para longe dos centros urbanos, para as construções informais e, em alguns casos, para as ruas demanda soluções que vão além da revisão das regras de zoneamento.
Cadastre-se em nossa newsletter para receber nosso conteúdo
Não fazemos SPAM. Você pode solicitar a remoção do seu email a qualquer tempo.